PORTO DE SANTOS ATINGE RECORDE DE MOVIMENTAÇÃO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015
O primeiro semestre de 2015 foi de crescimento no Porto de Santos. A movimentação de cargas subiu 4,4% em comparação ao mesmo período do ano passado, atingindo um total de 55,2 milhões de toneladas. O volume registrado representa recorde histórico para um primeiro semestre, e superou as expectativas traçadas pelo setor no início deste ano.
A movimentação foi 2,6% maior que o recorde anterior, em 2013, quando se atingiu 53,7 milhões de toneladas. O volume de exportações foi de 38,9 milhões de toneladas, em um aumento de 6,1% frente aos seis primeiros meses do ano passado. As importações, por sua vez, cresceram 0,5% no comparativo, totalizando 16,3 milhões de toneladas.
De acordo com o ministro dos Portos, Edinho Araújo, o resultado demonstra a recuperação da balança comercial brasileira. O presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo, atribui às exportações o bom resultado e afirma que as expectativas para o ano eram de superar 54 milhões de toneladas.
O Porto de Santos, até junho, respondeu por 28% do total de importações no Brasil e 26,8% das exportações, que tiveram como principal destino a China, responsável por 17% do total. Em seguida, os Estados Unidos com 13,5% e a Argentina com 6,2%.
Deixe seu comentário