PORTO DE SANTOS LIDERA MOVIMENTAÇÃO DE CARGA ENTRE PORTOS PÚBLICOS NO SEGUNDO TRIMESTRE | Petronotícias




faixa - nao remover

PORTO DE SANTOS LIDERA MOVIMENTAÇÃO DE CARGA ENTRE PORTOS PÚBLICOS NO SEGUNDO TRIMESTRE

Porto de SantosCom a movimentação de 23,13 milhões de toneladas, o Porto de Santos foi o que operou a maior carga entre os entre os portos organizados brasileiros no segundo trimestre. Incluindo-se os terminais de uso privado (TUP), o complexo santista fica em terceiro lugar, atrás das instalações da Vale em Ponta da Madeira (MA) e Tubarão (ES), especializados no embarque de minério de ferro.

Segundo o boletim informativo portuário do segundo trimestre do ano, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os 23,13 milhões de toneladas escoados pelo cais santista representam queda de 11,5% em relação ao obtido em igual período do ano passado. De acordo com técnicos do órgão regulador, esse declínio foi motivado, principalmente, por retrações nos carregamentos de açúcar (-21,9%) e soja (-18,8%). Santos também foi o porto que mais operou cargas conteinerizadas, respondendo por 30,67% da tonelagem nacional.

No segundo trimestre do ano, os complexos públicos responderam por 88,8 milhões de toneladas, 2,6% a mais do que de abril a junho do ano passado. Os TUP somaram 155,4 milhões de toneladas, alta de 6,4%. No total, o sistema portuário embarcou ou desembarcou 244,2 milhões de toneladas, um crescimento de 5%.

A carga mais movimentada no período foi o minério de ferro, com 85,07 milhões de toneladas, aumento de 8,8%. Lideraram os embarques da mercadoria a TUP Ponta da Madeira (26, 73 milhões de toneladas), TUP Tubarão (24,68 milhões de toneladas) e o Porto de Itaguaí (14,14 milhões de toneladas), no Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of