PORTO DE VITÓRIA PASSARÁ POR NOVA DRAGAGEM E IMETAME CONSTRUIRÁ TERMINAL PARA MONTAGEM DE EQUIPAMENTOS OFFSHORE
O Complexo Portuário do Espírito Santo é um dos mais importantes do Brasil, servindo como porta de entrada e saída para equipamentos e produção de diversas indústrias. A expansão do porto é um desejo antigo e nesta segunda-feira (9) o ministro dos Portos, Helder Barbalho (foto), anunciou a conclusão da dragagem, para aumentar da capacidade de movimentação de cargas, e a instalação de um novo Terminal de Uso Privado.
A obra de dragagem do porto foi iniciada em 2012, mas algumas questões geológicas do local acabaram por atrapalhar o serviço. Atualmente, cerca de 42% de dragagem, mais de 80% da derrocagem e perto de 63% da remoção do material fragmentado já foram realizados. A profundidade do acesso ao Porto de Vitória aumentará de 11 para 14 metros, permitindo entrada de navios de maior calado (até 12,5 metros).
A conclusão da dragagem virá através do 2º Termo de Aditivo do contrato com o consórcio responsável pelas obras, formado pelas empresas Dratec, Etemar e Rohde Nielsen. O novo documento estende de dezembro deste ano para o final de 2016 o prazo de conclusão das obras e será feito um investimento adicional de R$ 15 milhões. A primeira versão do contrato era de R$ 85,6 milhões, mas com a atualização estabelecida pela legislação pertinente, subiu para R$ 109 milhões.
O novo terminal no Complexo Portuário de Vitória será de responsabilidade da Imetame e receberá um investimento de cerca de R$ 60 milhões. O TUP será na cidade de Aracruz, e será voltado para a montagem de equipamentos da indústria offshore. Montados, os equipamentos serão transportados em navios do tipo AHTS, a partir de um berço de atracação com 40 metros de comprimento, com o apio de linhas de eixo ou com guindastes com capacidade de até 400 toneladas.
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