Naturgy
faixa - nao remover

PORTO DO AÇU E REPSOL SINOPEC BRASIL UNEM FORÇAS PARA ESTUDAR DESCARBONIZAÇÃO DO SETOR MARÍTIMO-PORTUÁRIO

024e82fced41e74f3fa5cd7a054fbb41O Porto do Açu e a Repsol Sinopec Brasil (RSB) assinaram um acordo para realizar estudos sobre a combinação de duas tecnologias que atualmente estão em desenvolvimento pela petroleira: a captura de dióxido de carbono (CO2) diretamente do ar e a conversão desse gás capturado em combustível de menor pegada de carbono para embarcações e aviação. O objetivo é estabelecer um ciclo que não apenas mitiga as emissões de CO2, mas também transforma esse gás em combustível renovável. O Porto do Açu recebeu mais de 7.000 embarcações apenas em 2024, o que o torna o local ideal para o desenvolvimento dessa tecnologia.

A planta piloto do projeto poderá capturar 5.000 toneladas de CO2 por ano, produzindo cerca de 300 litros de combustível sustentável por dia, que pode ser diretamente testado e validado nas embarcações de apoio. Segundo as empresas, a parceria tem foco pioneiro em soluções de descarbonização para os setores marítimo-portuário e aviação, que enfrentam desafios cada vez maiores para atingir suas metas de sustentabilidade.

O projeto está entre as 43 propostas selecionadas em uma chamada pública FINEP-BNDES para desenvolvimento e implantação de unidades de produção de combustível de aviação sustentável (SAF) e combustíveis para navegação, de um total de 76 inscrições. O acordo firmado entre as duas empresas inclui um MoU (Memorandum of Understanding), garantindo o alinhamento das expectativas entre as partes para desenvolvimento desta nova solução tecnológica.

Eugenio FigueiredoEste é um marco para a indústria brasileira e global, pois representa um avanço significativo na captura de CO2 e na utilização dessa tecnologia para a produção de combustíveis. Nosso objetivo é acelerar a transição energética e contribuir para o alcance das metas climáticas, destacando o protagonismo da Repsol Sinopec e do Porto do Açu, através da utilização da inovação como ferramenta para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias que realmente façam a diferença“, disse o CEO do Porto do Açu, Eugenio Figueredo (foto ao lado).

Já o CEO da Repsol Sinopec Brasil, Alejandro Ponce (foto principal), destacou a importância estratégica e inovadora da parceria. “Acreditamos que a colaboração é essencial para a inovação. E essa parceria representa um avanço significativo para as tecnologias que estamos desenvolvendo na Repsol Sinopec Brasil com objetivo de contribuir para a descarbonização da economia, alinhados à ambição global do Grupo Repsol de atingir emissões líquidas zero até 2050. Investir em parcerias, como essa com o Porto do Açu, é a chave para impulsionarmos uma transição energética justa”, declarou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of