PORTO DO AÇU PLANEJA NOVO TERMINAL PARA TRANSBORDO DE PETRÓLEO
A Prumo, companhia que controla o Porto do Açu, quer fazer um novo terminal para a realização de transbordo entre navios petroleiros, uma operação que costuma acontecer em alto mar. A instalação se daria entre duas barreiras de concreto, que estão próximas de serem concluídas. A medida diminuiria os custos com a prevenção de acidentes e baratearia o frete para as empresas. Estas, porém, ainda não definiram sua posição sobre as mudanças no terminal.
Foram utilizados caixões de concreto para a construção de duas carreiras paralelas nas instalações do terminal. O próprio quebra-mar, que protege o porto dos danos causados pelas ondas do mar, e uma barreira interna, para garantir que navios de petróleo não ponham a integridade das instalações em risco, As informações são da coluna de George Vidor, do jornal O Globo.
Ainda no final desse ano, o Porto do Açu teve homologada a carta náutica que recebeu da Marinha em novembro para os terminais 1 e 2. Isso significa que o porto poderá receber embarcações com calado de até sete metros. Uma nova batimetria já está sendo realizada para que embarcações de calado de até nove metros também sejam liberadas, de acordo com a dragagem para dez metros já realizada.
Deixe seu comentário