PORTO DO RIO RECEBE CARGA DE URÂNIO VINDA DO PORTO DE ROTERDÃ COM DESTINO À INB | Petronotícias




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PORTO DO RIO RECEBE CARGA DE URÂNIO VINDA DO PORTO DE ROTERDÃ COM DESTINO À INB

Porto do Rio - Desembarque de Urânio 1Todo cuidado ainda é pouco. Com base nesta premissa e evitar possíveis incidentes durante o desembarque de uma carga de urânio que chegou ao Porto do Rio de Janeiro, foi realizada uma série de ações integradas, sob a coordenação da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis no Estado do Rio de Janeiro (CESPORTOS – RJ). A Guarda Portuária da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) participou do plano operacional de descarga do navio BBC Aquamarine, que envolveu também equipes da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), Polícia Federal, Polícia Militar, além da empresa ICTSI – Rio, arrendatária do terminal de contêineres, onde a embarcação atracou.

O transporte da carga nuclear foi monitorado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) desde a origem do navio, no Porto de Rotterdam, até o Porto do Rio de Janeiro. Já na fase portuária da operação, a CESPORTOS – RJ assumiu a coordenação e acompanhou as ações integradas das diversas instituições envolvidas, diretamente do Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP) do Porto do Rio de Janeiro. A unidade de segurança, operada pela Guarda Portuária, monitora imagens de câmeras em todo o perímetro do porto, incluindo a área marítima da poligonal portuária, permitindo acompanhar a chegada do navio desde a entrada pelo canal de acesso, na entrada da Baía de Guanabara.

Segundo o superintendente da Guarda Portuária, José Tadeu Diniz, o Nível de Proteção – MARSEC (Maritime Security) foi elevado para o Nível 2, nos termos do ISPS-Code (sigla para Código Internacional de Proteção a Navios e Instalações Portuárias da Resolução nº53/2020-CONPORTOS.) Além do monitoramento da operação e do perímetro, foram adotadas outras medidas adicionais de segurança importantes para o sucesso da operação como incremento no efetivo de vigilantes do terminal privado, implementação de barreiras até o costado, reforço no controle de acesso ao terminal, restrição do acesso de embarcações não autorizadas e estabelecimento de um canal de comunicação entre o CCCSP as instituições envolvidas.

Após a descarga bem-sucedida, o superintendente foi responsável pela escolta e segurança do comboio de transporte dos dois contêineres de material radioativo no interior do porto organizado até o acesso do portão 24, no Caju. A partir desse ponto, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar assumiram a escolta do comboio até o destino – a Fábrica de Combustível Nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), localizada em Resende/RJ.

Dentre as ações executadas pelas demais instituições que participaram da operação integrada, o deslocamento do navio, desde o embarque do prático até a atracação, foi acompanhado por embarcações da CPRJ, fazendo a varredura do canal, e do Núcleo Especial de Polícia Marítima, que fez a escolta e segurança aproximada. Já o Comando de Operações Táticas atuou como polícia especializada em combate à emergência envolvendo material nuclear. O Grupo Especializado em Bombas e Explosivos (GBE/PF), por sua vez, fez a inspeção prévia e varredura das carretas responsáveis pelo transporte da carga.

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