PORTUGAL APOSTA NAS MINAS DE LÍTIO PARA SE TORNAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE BATERIAS PARA CARROS ELÉTRICOS | Petronotícias




faixa - nao remover

PORTUGAL APOSTA NAS MINAS DE LÍTIO PARA SE TORNAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE BATERIAS PARA CARROS ELÉTRICOS

eePortugal está apostando no potencial do Lítio para se tornar um líder de mercado na produção de baterias para carros elétricos, graças às suas ricas reservas,  o chamado “petróleo branco. Especialistas  portugueses em lítio avaliam  as cotações mundiais de minerais e metais e  consideram que a exploração de lítio vai criar empregos qualificados e desenvolver as regiões em torno das minas, não vai fazer de Portugal uma economia rica. Eles consideram que Portugal ainda está numa fase júnior na exploração de lítio, mas tem muito potencia. O preço do quilo do carbonato de lítio, que é usado nas baterias elétricas, está em torno de 23,3 dólares. Este valor elevado, que triplicou nos últimos anos, foi impulsionado pelo incremento na produção de carros elétricos.

Portugal pode se tornar uma potência, mas para isso é preciso que haja um acordo entre uma empresa que explore lítio em Portugal com uma fabricante automóvel. A partir daí, o  cenário  poderá permitir a  construção de  fábricas no país. Com os preços altos, os investidores estão interessados em aplicar em alguns milhões o desenvolvimento de uma mina para depois assinarem um contrato com fabricantes automóveis, como a BMW, Volkswagen, Mercedes ou Renault, e venderem em exclusivo os derivados de lítio para  baterias.

Os grandes produtores vão continuar a ser chineses, mas a Europa já estuda olha Portugal como um player importante.  França e Alemanha tomaram medidas no ano passado, o que é bom para Portugal, porque está próximo dos consumidores. O Governo português está estimulando o  setor e tem previsto lançar, até ao final de Junho, as primeiras licitações  para a exploração de lítio em Portugal.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of