faixa - nao remover

PORTUGAL SUSPENDE INCENTIVOS À ENERGIA LIMPA

Os projetos para usinas de fontes renováveis e também o de cogeração de energia de Portugal tiveram seus incentivos suspensos pelo governo. O decreto-lei aponta para a necessidade de profundo estudo e reavaliação dos subsídios para que haja uma harmonização dos diversos interesses envolvidos no setor.

Segundo o texto, houve retração na demanda energética por conta da crise econômica, ao mesmo tempo em que o país necessita reduzir gastos devido aos empréstimos obtidos durante a crise. Neste cenário, o governo decidiu moderar desde já as intenções de novos investidores.

A situação econômica de Portugal nos últimos anos, no entanto, já vinha criando diversos obstáculos para a aprovação de incentivos para projetos renováveis, tornando a suspensão somente um ato oficial. Os únicos projetos não afetados pelo decreto são os relacionados a pesquisas e desenvolvimento energético, além de casos que possam ser julgados de relevante interesse público pelo Conselho de Ministros do país. O discurso português repete o do governo da Espanha, que anunciou dois dias antes que não irá conceder incentivos a novos projetos de energia limpa.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of