PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DA SLB LEVAM A EMPRESA A GANHAR O PRÊMIO DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO RIO
A SLB está comemorando a conquista do Prêmio Firjan de Sustentabilidade na categoria Mudanças Climáticas e Eficiência Energética. O reconhecimento se deve ao compromisso global que a SLB estabeleceu de zerar suas emissões de gases do efeito estufa (GEEs) até 2050, alinhada à meta de manter o aumento da temperatura do planeta limitada a 1,5ºC como definido pelo Acordo de Paris. Em linha com o NetZero, a SLB no Brasil realizou investimentos no ano passado que incluíram a instalação de uma usina de geração de energia fotovoltaica no Centro Integrado de Operações (CIO) Macaé, com 1.026 módulos fotovoltaicos e três inversores, com potência de 405,27 kWp. A planta solar tem capacidade para gerar 560 MWh por ano, o que corresponde a 10% do consumo médio da unidade. Além disso, desde 2017, as instalações de Macaé possuem o selo verde por meio do mercado livre de energia, gerando 6.936 MWh de fontes renováveis apenas em 2022, evitando a emissão de 298 toneladas de CO2 e economizando mais de R$ 2 milhões, uma redução de 25% em relação ao mercado tradicional. “O resultado demonstra o impacto significativo que o mercado livre de energia pode ter nos custos de uma empresa, além de outras iniciativas, como a utilização de 100% de lâmpadas LED que fizeram com que a SLB se tornasse um exemplo de sucesso, recebendo o prêmio da Firjan,” diz a empresa em seu comunicado.
Para a gerente de sustentabilidade da SLB no Brasil, Luciara Queiroz, o prêmio é um reconhecimento especial, que mostra que a companhia está no caminho certo: “O compromisso global da SLB com o clima é real, vivemos isso no dia a dia e estamos muito felizes de, no Brasil, estarmos contribuindo de maneira significativa para atingir a meta do NetZero em 2050, buscando um planeta mais equilibrado. A planta solar de Macaé é um símbolo do comprometimento da SLB no Brasil em reduzir sua pegada ambiental, impulsionar a eficiência energética e liderar pelo exemplo na indústria”.
O Prêmio Firjan de Sustentabilidade reconhece as iniciativas que se destacam no estado do Rio em prol da sustentabilidade, que conciliam as atividades produtivas com a proteção ambiental, equilíbrio econômico e responsabilidade social. “O propósito da Firjan é reconhecer publicamente ações bem-sucedidas desenvolvidas por empresas e instituições fluminenses. Queremos divulgar e motivar melhores práticas, que envolvam o aprimoramento dos processos produtivos industriais, projetos socioambientais e iniciativas de cunho sustentável”, disse o presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da federação, Isaac Plachta.
Deixe seu comentário