PRÉ-SAL DO CAMPO DE LIBRA PODE DOBRAR RESERVAS BRASILEIRAS DE GÁS NATURAL
As atuais reservas brasileiras de 458,2 bilhões de metros cúbicos de gás natural podem dobrar caso seja confirmada a estimativa de volume no campo de Libra, pré-sal da Bacia de Santos, que está entre 314 bilhões e 470 bilhões de metros cúbicos, segundo o presidente PPSA, Oswaldo Pedrosa (foto).
De acordo com Pedrosa, 44% do volume total estimado no campo de Libra é gás carbônico, que, apesar de não ser utilizável, pode ser aproveitado na recuperação do campo de petróleo ao ser reinjetado. Entre as outras formas avaliadas para se aproveitar o gás, o executivo citou a colocação de um navio ao lado de um FPSO para gerar energia. Ele afirmou também que a PPSA trabalha atualmente em quatro processos de unitização, que devem ser resolvidos até o final do ano.
Os dois primeiros poços da área de Libra, leiloada em 2013, devem ser perfurados no segundo semestre deste ano, de acordo com Pedrosa. Ele acredita que o pico de produção do campo ocorrerá em meados da próxima década. A área foi arrematada pelo consórcio formado por Petrobrás, CNOOC, CNPC, Total e Shell.
Deixe seu comentário