PREÇO DA GASOLINA SERÁ REAJUSTADO EM 7%
Uma notícia desagradável para os motoristas, mas muito esperada pela Petrobrás: o preço da gasolina enfim sofrerá um reajuste – 7%. O preço do diesel também vai aumentar, em cerca de 5%. Embora não sejam os valores idealizados pela presidente da Petrobrás, Graça Foster, o aumento vai permitir maiores ganhos da empresa com a venda de combustíveis e favorecer o caixa da estatal.
No entanto, o combustível da Petrobrás agora é um desafio para a equipe econômica brasileira, que deverá estudar formas de aliviar o impacto do reajuste para o consumidor final – e não piorar a inflação. Para isso, uma das ações possíveis é o aumento da mistura de etanol na gasolina, de 20% para 25%, revertendo a medida tomada em outubro de 2011. Naquela época, por falta de biocombustível, o Brasil reduziu a quantidade máxima de etanol na gasolina nos mesmos 5%.
Isso, porém, não deverá ser feito antes do primeiro semestre, quando a colheita de cana-de-açúcar estiver no auge. A ação aliviaria a necessidade de importação de gasolina.
Deixe seu comentário