PREÇO DO BARRIL DE PETRÓLEO SOBE EM MEIO A TEMORES DE NOVAS SANÇÕES COM A RÚSSIA E PREOCUPA GOVERNO BRASILEIRO
Em meio a tensões provocadas por possíveis novas sanções contra o petróleo da Rússia, o preço do barril Brent viveu uma manhã de valorização nos mercados internacionais. Até a última edição desta reportagem, o contrato do Brent para agosto estava cotado a US$ 116,91 por barril, uma alta de 1,2% em comparação com o fechamento anterior. O movimento reflete as expectativas do mercado para uma nova rodada de negociações na União Europeia a respeito de medidas restritivas contra Moscou.
Hoje (30) e amanhã (31), o bloco europeu deve reunir-se para discutir um sexto pacote de sanções contra a Rússia. No domingo, os governos da União Europeia não chegaram a um acordo sobre um embargo ao petróleo russo, mas as conversas devem continuar no sentido de proibir entregas marítimas do insumo, mas permitir entregas por oleoduto.
No Brasil, as expectativas giram em torno de possíveis novas altas nos combustíveis por conta da alta do barril. O presidente Jair Bolsonaro disse hoje que o Brasil “pode quebrar” se houver novos aumentos no preço do diesel. O presidente declarou também que o governo federal tenta encontrar formas legais, “sem interferir” na Petrobrás, de modo a baixar o preço dos combustíveis. Ele também criticou os governadores que estão questionando a redução do ICMS aprovada pela Câmara na semana passada. As declarações foram dadas durante entrevista coletiva sobre as ações do governo em auxílio às vítimas das enchentes em Pernambuco.
GUEDES PODE NÃO SER MINISTRO DO LULA, MAS ESTA DEMONSTRANDO SER SEU MELHOR CABO ELEITORAL: A eleição presidencial aqui no Brasil já foi definida por falta absoluta de visão estratégica e razoabilidade da equipe de Bolsonaro, principalmente do ministro Paulo Guedes. Paulo Guedes e Bolsonaro ainda não se deram conta que o povo eleitor foi ludibriado e colocado em uma situação ridícula diante das derradeiras atitudes incoerentes do seu governo, principalmente as que vêm praticando a Petrobras com a famigerada PPI. Por pura incompetência, em momento algum observaram que estavam extrapolando todos os fundamentos possíveis, tanto no campo político, quanto… Read more »