PREÇO DO GÁS LEVA COPENOR A SUSPENDER PRODUÇÃO DE METANOL EM CAMAÇARI
A indústria petroquímica sofreu mais uma perda esta semana, com a decisão da Companhia Petroquímica do Nordeste (Copenor) pela suspensão da produção de metanol em sua unidade no Polo Industrial de Camaçari. A paralisação, por tempo indeterminado, é um novo desdobramento da crise que vem afetando todo o País, apesar de alguns sinais de retomada começando a serem esboçados, como o avanço da Petrobrás no pré-sal.
No caso da petroquímica, a empresa, controlada pela Metanor, afirmou que a decisão teve como fundamento a redução expressiva das margens de produção de metanol, motivada pela queda do preço do produto no mercado internacional sem a equivalente redução do preço do gás natural no Brasil, sua principal matéria-prima.
Em 2015, a Copenor teve um prejuízo de R$ 1,65 milhão, após uma queda de 5,6% na produção de metanol, que passou de 77,9 mil toneladas em 2014 para 73,5 mil toneladas no ano passado.
Ainda assim, o comunicado, assinado pelo diretor de relações com investidores, Emílio Salgado Filho, diz que a empresa manterá as suas linhas de produção de formaldeído e hexamina em atividade em Camaçari, utilizando metanol de origem importada.
> máfia pt destruiu a cadeia produtiva que foi construída desde os anos 50 pela Petrobrás e continua. Devido a máfia pt destruir a Petrobrás falida e aparelhada mais uma consequencia contra a industria nacional na BA. Afetando a balança comercial do Brasil também falido pela máfia PT.