PREÇO DO QUEROSENE DE AVIAÇÃO NO BRASIL FAZ IATA PEDIR AO GOVERNO E À PETROBRÁS QUE REVEJAM O MECANISMO DE SUA FORMAÇÃO | Petronotícias




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PREÇO DO QUEROSENE DE AVIAÇÃO NO BRASIL FAZ IATA PEDIR AO GOVERNO E À PETROBRÁS QUE REVEJAM O MECANISMO DE SUA FORMAÇÃO

iataA Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA), que representa 370 empresas aéreas no mundo,  está solicitando ao Governo Brasileiro e à Petrobrás,  que revejam o mecanismo de preços do querosene de aviação no Brasil, que é um dos principais desafios enfrentados pela indústria da aviação no país. O preço do querosene de aviação no Brasil “é excessivamente alto e não reflete a realidade de um país produtor de petróleo”, segundo a associação. O vice-presidente regional da IATA para as Américas, Peter Cerda, diz que a posição de monopólio da Petrobrás e os custos administrativos adicionais cobrados pelo fornecedor resultam em preços de combustível de aviação artificialmente inflacionados. Além disso, segundo ele, o governo impõe uma pesada carga tributária sobre o querosene para voos domésticos, o que impacta ainda mais negativamente a competitividade do setor. A IATA diz que o combustível de aviação representa cerca de 40% dos custos totais para as empresas aéreas brasileiras, enquanto a média mundial está atualmente em torno de 30%, em um momento de preços excepcionalmente altos em todo o mundo.

“A aviação é um setor vital para a economia e o desenvolvimento social do Brasil. Em 2022, o setor contribuiu com US 27,5combusti bilhões para o PIB do país e gerou 1,1 milhão de empregos. Apesar disso, o Brasil tem um número muito baixo de voos per capita, com 0,4 viagens por ano, o que significa que o brasileiro médio mal faz uma viagem a cada dois anos. Em comparação, o americano médio faz 2,6 viagens por ano, e o português médio faz 4,5 viagens por ano. Com uma população de mais de 200 milhões de habitantes, existe potencial para que mais brasileiros voem, mas o alto custo do querosene de aviação torna as viagens aéreas mais caras impedindo que mais brasileiros possam voar“, disse Cerda.

A IATA também diz que ao adotar “as melhores práticas globais, o Brasil pode impulsionar seu setor de aviação e se beneficiar do aumento da conectividade, do turismo e do comércio. A IATA está pronta para se envolver com as partes interessadas e oferecer sua experiência e apoio para participar desse esforço e ajudar mais brasileiros a ter acesso a viagens aéreas acessíveis.

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