faixa - nao remover

PREFEITURA DE BARRA MANSA ENTRA COM AÇÃO CONTRA A TRANSPETRO POR VAZAMENTO DE ÓLEO NO RIO PARAÍBA DO SUL

Responsabilizada pelo vazamento de 49 mil litros de óleo diesel, que atingiram o Rio Paraíba do Sul, a Transpetro vai responder pelos R$ 330 mil extras que a prefeitura do município de Barra Mansa (RJ) teve que gastar para compensar os impactos ambientais causados pelo incidente e para fornecer água à população. A prefeitura informou que, caso ganhe a ação civil pública, depositará o dinheiro no Fundo Municipal de Conservação Ambiental, cujos recursos são aplicados em reflorestamento e ações que minimizem a poluição do rio.

Além de determinar que a subsidiária da Petrobrás tenha de ressarcir o município por danos morais e ambientais, o objetivo da ação é, segundo a prefeitura, cobrar uma política de monitoramento de dutos, de modo a estimular uma exploração mais segura. O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins (foto), afirmou que o município ficou sem água por três dias e que, caso não se tome nenhuma providência, o ocorrido vai cair no esquecimento.

Em nota, a Transpetro afirmou que o vazamento foi causado por ação de criminosos, que teriam danificado uma válvula de um duto da companhia para furtar combustível. A subsidiária também lembrou que tem um plano de ação e monitoramento que faz na região, juntamente com órgãos ambientais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of