PRESIDENT ENERGY IDENTIFICA GRANDE RESERVA DE PETRÓLEO NO PARAGUAI
O Paraguai tem a possibilidade de produzir petróleo pela primeira vez em sua história. A reserva descoberta da President Energy é, segundo os cálculos preliminares, grande o suficiente para ser rentável. O presidente da empresa britânica, Peter Levine, disse que não há dúvidas de que “o petróleo convencional móvel existe no Chaco paraguaio”. A companhia indicou que, se os próximos testes forem positivos, será possível começar a extração em 2015.
Já foram identificados cerca de 50 poços petrolíferos no Paraguai, a grande maioria deles na região do Chaco, segundo o Departamento de Hidrocarbonetos do Ministério do Obras Públicas do país. No entanto, nenhum deles revelou uma quantidade suficiente para a exploração ser rentável. Em janeiro, a President Energy anunciou que uma auditoria independente tinha confirmado reservas potenciais de mais de 1 bilhão de barris de petróleo na região.
A empresa informou que, no poço Lapacho, encontrou duas zonas que contêm petróleo convencional em uma formação rochosa que não era alvo original dessa operação, a uma profundidade de 3.926 metros. A President também conta com outro poço de exploração, batizado de Jacaranda, cuja perfuração foi suspensa para analisar as amostras rochosas obtidas. As análises mostraram que as rochas estavam saturadas de hidrocarbonetos líquidos, o que aumenta a possibilidade de encontrar petróleo cru abaixo dos 4.000 metros de profundidade.
Deixe seu comentário