PRESIDENTE BOLSONARO PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DE CASCATA DE ULTRACENTRÍFUGAS DA INB
O presidente Jair Bolsonaro participou hoje da inauguração da 8ª cascata de ultracentrífugas, na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende (RJ). Com a entrada em operação dos novos equipamentos, o Brasil aumentará a sua produção de urânio enriquecido em 20%. Dessa forma, a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), responsável pela FCN, vai passar a produzir 60% do necessário para abastecer a usina nuclear de Angra 1.
As cascatas de ultracentrífugas são usadas no processo de enriquecimento de urânio, fazendo a separação do átomo urânio-235 do átomo urânio-238. Por ser mais pesado, o urânio-238 se desloca para as paredes da ultracentrífuga, enquanto que o urânio-235, por ser mais leve, se concentra no centro, de onde é retirado. O objetivo do processo é aumentar para até 5% a concentração do urânio-235.
A tecnologia de enriquecimento do urânio com o processo da ultracentrifugação é brasileira, desenvolvida pelo Centro Tecnológico da Marinha de São Paulo (CTMSP), em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).
A inauguração faz parte da primeira fase da implantação da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio, que visa à instalação de 10 cascatas de ultracentrífugas. Ao final desta etapa, a INB deve atender cerca de 70% da demanda de urânio enriquecido necessário para uma recarga de Angra 1. Já na segunda fase, estão previstas mais 30 cascatas de ultracentrífugas, o que dará à INB capacidade para atender totalmente as recargas de Angra 1, 2 e 3.
Deixe seu comentário