PRESIDENTE DA ABDAN PARTICIPA NESTA SEMANA DE EVENTOS SOBRE A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E A ENERGIA NUCLEAR | Petronotícias




faixa - nao remover

PRESIDENTE DA ABDAN PARTICIPA NESTA SEMANA DE EVENTOS SOBRE A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E A ENERGIA NUCLEAR

Imagem do WhatsApp de 2024-08-14 à(s) 13.39.46_8c0b30bc copiar

Celso Cunha e Mariana Espécie (MME) durante evento Diálogo G20

O presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha (foto principal), participa nesta semana de uma série de eventos que abordarão os desafios da descarbonização e transição energética. A primeira agenda aconteceu na manhã desta quarta-feira (14), no evento Diálogo G20: Transições Energéticas, que foi realizado pelo Ministério de Minas e Energia, no Rio de Janeiro.

O evento discutiu as prioridades do Brasil na agenda de transição energética durante a presidência do G20, cujo mandato começou no final do ano passado e será encerrado no mês de novembro deste ano. O encontro desta quarta-feira também discutiu como endereçar soluções para a atração de investimentos em transição energética e a importância de uma abordagem integrada para os combustíveis sustentáveis.

Durante o debate, Celso Cunha frisou a importância de uma mudança na classificação de combustíveis que serão eixo prioritário do Brasil na transição energética. O presidente da ABDAN argumentou que seria importante o governo usar o termo combustíveis limpos ao invés de combustíveis sustentáveis. Essa mudança deixaria claro que os planos do governo para transição energética incluirão todas tecnologias limpas e não apenas as fontes classificadas como renováveis.

Já amanhã (15), Cunha, será um dos participantes no 3º Congresso Latino-Americano das Engenharias (CLAE) e no 4º Encontro das Engenharias do Brasil (ENDEB), no Centro de Negócios RJ+ da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). O presidente da ABDAN será um dos palestrantes do evento, trazendo à tona a importância da energia nuclear e seu papel perante as mudanças climáticas. “A integração de tecnologias nucleares com infraestruturas inteligentes e princípios ESG é essencial para enfrentar os desafios globais, como as mudanças climáticas. Nossa participação no CLAE/ENDEB é uma oportunidade para discutir como a engenharia nuclear pode contribuir de forma decisiva para um mundo mais sustentável e digital”, afirma Cunha.

SEMINÁRIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS LIGADAS À ENERGIA NUCLEAR

Luciana_Santos_(politician)_Brazil's_Minister_of_Science,_Technology_and_Innovation_(sq_cropped)Também amanhã (15), Cunha participará de um evento da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados. Trata-se do seminário “A Importância da Energia Nuclear e das Empresas ETN, INB e Nuclep para o Desenvolvimento do Rio de Janeiro e para a Soberania Nacional”. O evento será realizado no Clube de Engenharia e contará com a presença de líderes do setor nuclear, autoridades governamentais e especialistas em ciência e tecnologia.

O seminário será organizado em três mesas temáticas, cada uma focada em aspectos cruciais para o setor nuclear e o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. A primeira mesa, das 9h às 12h, abordará “Soberania Nacional e Investimentos do Governo Federal,” com a participação de figuras como o deputado Reimont e Raul Lycurgo Leite, diretor-presidente da Eletronuclear (ETN). A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (foto acima, à direita), também confirmou presença.

A segunda mesa, a partir das 13h30, discutirá “Energia Nuclear e a Ciência e Tecnologia.” Celso Cunha, que será um dos palestrantes, enfatizará como a inovação científica e tecnológica pode fortalecer a economia do Rio e a soberania nacional. Também participarão Francisco Rondinelli Junior, presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), e representantes da Nuclep.

A terceira e última mesa, das 15h às 17h, tratará de “Formação, Pesquisa e Relações de Trabalho,” destacando a importância da educação e pesquisa no setor nuclear. Aquilino Senra Martinez, da Faperj e UFRJ, e Gunter de Moura Angelkorte, da Eletronuclear e Senge-RJ, são alguns dos palestrantes confirmados.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of