faixa - nao remover

PRESIDENTE DA ABDAN VAI APRESENTAR O TRABALHO DE SMR DESENVOLVIDO NA ATOMS4NETZERO

celso-cunha-1-275x300O presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha, participará em outubro de um evento, na Áustria, que discutirá o papel dos pequenos reatores modulares (SMR, na sigla em inglês) durante o processo de transição energética. O encontro está sendo organizado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e será realizado em sua sede, na cidade de Viena.

Cunha tem sido um dos defensores mais contundentes da aplicação da tecnologia de SMR no Brasil, apontando que reatores modulares podem ser usados na geração de energia em locais remotos e na produção de hidrogênio limpo. Em paralelo, a ABDAN tem conduzido os trabalhos do Fórum Permanente sobre SMRs, lançado em 2021. O objetivo do grupo é reunir atores de destaque no processo de preparação para eventuais aplicações da tecnologia de pequenos reatores, a partir do compartilhamento de conhecimento, experiências e estudos ou avaliações complementares.

O evento da AIEA é chamado “Conferência sobre Mudanças Climáticas e o papel da Energia Nuclear 2023: Atoms4NetZero”. O objetivo da agência é fornecer um fórum para os Estados Membros, representantes de setores relevantes de energia de baixo carbono, organizações internacionais e outras partes interessadas trocarem informações sobre o papel da energia nuclear nas transições energéticas para emissões líquidas zero, consistentes com os objetivos de limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius até o final do século.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of