PRESIDENTE DA EQUINOR VISITA A OBRA DO FPSO BACALHAU, QUE DEVE INICIAR VIAGEM RUMO AO BRASIL ATÉ O FINAL DO ANO | Petronotícias




faixa - nao remover

PRESIDENTE DA EQUINOR VISITA A OBRA DO FPSO BACALHAU, QUE DEVE INICIAR VIAGEM RUMO AO BRASIL ATÉ O FINAL DO ANO

Captura de tela 2024-09-04 115049O aguardado FPSO Bacalhau está cada vez mais próximo de partir rumo ao Brasil. A unidade, que está sendo construída em Cingapura, entrou na etapa final de integração e comissionamento. O anúncio foi feito nesta semana pelo presidente da Equinor, Anders Opedal, durante uma visita ao estaleiro onde o navio-plataforma está sendo montado. Segundo Opedal, o FPSO deve iniciar sua viagem ao Brasil até o final deste ano.

Bacalhau é um verdadeiro gigante. De pé no convés, é impossível não se surpreender com sua escala – 370 metros de comprimento e 64 metros de largura. Esse é, de longe, o maior FPSO da Equinor e uma prova da impressionante engenharia e trabalho em equipe que o trouxeram à vida. Com mais de 50 milhões de horas trabalhadas, as estatísticas de segurança são boas”, declarou o executivo.

fpso-bacalhauO presidente da Equinor lembrou ainda que a plataforma será equipada com turbinas a gás de ciclo combinado (CCGT), que combinam uma turbina a gás com uma turbina a vapor para aproveitar o excesso de calor que, de outra forma, seria perdido. Isso permitirá que 110.000 toneladas de CO₂ sejam economizadas anualmente, o que equivale a 25% menos emissões de CO₂ ao longo da vida útil do campo.

O FPSO será instalado no campo de Bacalhau, no pré-sal da Bacia de Santos, e terá capacidade de produção de 220 mil barris por dia. O primeiro óleo do navio está previsto para 2025. O campo será operado pela Equinor (40%), em parceria com ExxonMobil (40%), Petrogal Brasil (20%) e Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA, gestora do contrato de partilha; não investidora). A Modec, por sua vez, foi contratada pelo consórcio para conduzir a engenharia, a aquisição, a construção e a instalação da embarcação. O FPSO de Bacalhau será operado pela Modec durante seu primeiro ano de atividades. Depois, a Equinor assumirá o controle da instalação até o final do período de licença.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of