PRESIDENTE DA PETROBRÁS APONTA COMO CAUSA DO AUMENTO DOS PREÇOS NO MERCADO FUTURO A INCÊNDIO EM REFINARIA NOS ESTADOS UNIDOS | Petronotícias




faixa - nao remover

PRESIDENTE DA PETROBRÁS APONTA COMO CAUSA DO AUMENTO DOS PREÇOS NO MERCADO FUTURO A INCÊNDIO EM REFINARIA NOS ESTADOS UNIDOS

INCENDIO presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, disse que o atual elevado patamar de preços de contratos futuros de combustíveis, na Bolsa de Nova York, foi influenciado pelo fechamento de terceira maior refinaria de petróleo dos Estados Unidos, devido a um incêndio. O executivo comentou que a situação estava sendo monitorada pela Petrobrás, e que o impacto no suprimento regional e nas exportações de derivados é incerto. Prates está se referindo ao incêndio que obrigou ao fechamento de uma refinaria da Marathon Petroleum na sexta-feira ( 25)  depois de  um incêndio em um tanque de armazenamento de nafta. A Marathon suspendeu as atividades temporariamente no terminal de Garyville, em Louisiana. Este é o terceiro incêndio que atinge a refinaria em menos de um ano. Um vazamento químico  seguido de incêndio obrigou a Marathon determinar uma evacuação obrigatória para milhares de pessoas que viviam num raio de três quilômetros da  chamado “Beco do Câncer.” A ordem de evacuação temporária, que a Marathon Petroleum chamou de preventiva, ocorreu após um vazamento de nafta – uma mistura de hidrocarbonetos líquidos perigosa e altamente inflamável – e um incêndio na refinaria. Cerca de 8.660 pessoas vivem num raio de três quilômetros da refinaria. Pessoas que moram perto daEXPLOSÃO refinaria disseram   que as chamas podiam ser vistas a dezenas de metros de altura. A nuvem de fumaça do desastre era visível até   do espaço sideral.

A Marathon Petroleum divulgou um   comunicado que : “A liberação e o incêndio estão contidos na propriedade da refinaria e não houve feridos. tem sido feito.”  Em operação desde 1977, a instalação de 200 mil barris por dia é a mais nova refinaria de petróleo dos Estados Unidos. Os três maiores acionistas   da Marathon Petroleum são o Vanguard Group, a SSgA Funds Management e a Blackrock, empresas de capital privado que foram criticadas  por financiarem a expansão dos combustíveis fósseis durante o agravamento da emergência climática.

A refinaria fica entre Nova Orleans e Baton Rouge, onde há quase 150 refinarias de petróleo e fábricas de plásticos e produtos químicos, muitas das quais eles localizados ao longo ou perto do rio Mississippi. Na vizinha paróquia de St. James, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA relatou  um aumento de 800% no risco de câncer devido às instalações petroquímicas na paróquia entre 2007 e 2018. A área também é conhecida como “zona de sacrifício”, ou local onde instalações industriais poluentes são construídas nas proximidades dos residentes – geralmente pessoas de baixa renda.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of