PRESIDENTE DA SINOPEC É PRESO POR SUSPEITA DE CORRUPÇÃO
A Comissão Central de Inspeção e Disciplina do Partido Comunista da China anunciou a prisão de Wang Tianpu, presidente da Empresa Estatal Química e Petrolífera da China (Sinopec). De acordo com uma publicação da própria Comissão na internet, Tianpu passa por uma investigação por corrupção, descrita de maneira mais polida pelo anúncio como “sérias violações da lei e disciplina do partido”.
De acordo com o portal chinês Caixin, a acusação diz que Wang usou do poder de seu cargo na companhia para fornecer contratos da Sinopec a parentes e conhecidos. A investigação de Wang faz parte de um plano nacional anticorrupção, que agora foca no setor de energia. A Sinopec é a segunda maior empresa do ramo de petróleo da China. O vice-presidente da Empresa Nacional de Petróleo da China (Petrochina), Liao Yongyuan, está sendo investigado há mais de um mês por crimes similares.
Por aqui, em terras tupiniquins, o Sr. Wang Tianpu, presidente da Empresa Estatal Química e Petrolífera da China (Sinopec), fez grandes parcerisa com o Sergio Gabrielli e posteriormente com a Graça Foster, sendo esta última, a responsável pelo Contrato bilionário em US$ do Gasoduto Gasene no trecho Carimbas/Catu uma obra superfaturada que a Lava Jato não deve abrir mão de investigar.