faixa - nao remover

PRESIDENTE DA VALE ACREDITA QUE TRAGÉDIA DE BRUMADINHO TERÁ MAIS VÍTIMAS DO QUE O ACIDENTE DA SAMARCO

Fabio SchvartsmanUma tragédia humana. Foi assim que o presidente da Vale, Fabio Schvartsman, classificou o rompimento da barragem da empresa na cidade de Brumadinho (MG), na tarde desta sexta-feira (25). O executivo acredita o acidente terá um impacto ambiental menor comparado ao acidente da Samarco, em novembro de 2015, mas a quantidade de vítimas do incidente de hoje será maior. Para lembrar, a tragédia de três anos atrás deixou 19 mortos.

Até o momento, o governo de Minas Gerais confirmou 7 mortos e cerca de 150 desaparecidos. A Vale, por sua vez, afirma que havia 427 pessoas no local no momento do acidente, que aconteceu na hora do almoço. Boa parte dos trabalhadores estava no restaurante da companhia quando a enxurrada atingiu a região. Do grupo de 427 pessoas no local, cerca de 279 já foram encontradas com vida, de acordo com Schvartsman.

O presidente chegou da Suíça nesta sexta. Ele participou do Fórum Econômico Mundial, em Davos. O executivo desembarcou no Rio de Janeiro e espera o tempo na cidade melhorar para viajar rumo à Brumadinho. Desde o fim de tarde, a capital fluminense enfrenta fortes chuvas e encontra-se em estágio de atenção.

brumadinho2Schvartsman contou que a barragem estava inativa e que não recebia rejeitos há três anos. A unidade estava em processo de descomissionamento. O executivo disse que ficou “surpreso” com o acidente, já que laudos de consultorias apontavam para estabilidade da barragem. Ainda não se sabe os motivos que provocaram o incidente.

A princípio, a Vale disse que apenas a Barragem 1 da Mina Feijão havia rompido. Contudo, o Ministério do Meio Ambiente soltou a informação de que três barragens na mina teriam rompido.

A mineradora informou que criou um Comitê de Ajuda Humanitária, com assistentes sociais e psicólogos, para prestar assistência aos atingidos pelo rompimento da barragem. A empresa também afirmou estar providenciando hospedagem aos atingidos e familiares. Funcionários da mineradora atuam como voluntários nos serviços de acolhimento e identificação. A Vale declarou ainda que está providenciando alimentos, água e medicamentos.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRAMARCO ANTONIO CALIXTO Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
MARCO ANTONIO CALIXTO
Visitante
MARCO ANTONIO CALIXTO

A recorrência da tragédia espelha imunocompetência e/ou gestões não confessáveis.
A diretoria da Vale, o governo mineiro que gestou o desastre ( Pimentel ) e os deputados estaduais de Minas Gerais , são os responsáveis diretos.

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

COLAPSO DA REPRESA DE BRUMADINHO: A Vale, como empresa privada, explora commodities de excelente qualidade e de valor agregado em grande escala, gera anualmente, bilhões de dólares em favor da balança de pagamentos brasileira, sem necessidade de despejar milhões em propaganda em favor da Rede Globo. É nesse momento que observamos sistema de Jornalismo Global não perder oportunidade para gerar noticias amplificadoras do desastre de Brumadinho para atacar a Vale e colocar em apuros o Governo Bolsonaro. Deu uma trégua no Senador Bolsonaro, para concentrar toda sua força jornalística a disseminar o “terror” em seus repetitivos e cansativos noticiários, levando… Read more »