faixa - nao remover

PRESIDENTE ELEITO DO MÉXICO PROMETE PRODUÇÃO DE 2,5 MILHÕES DA BARRIS DE PETRÓLEO POR DIA E REFORMAS NAS SEUS REFINARIAS

144Por  Fabiana Rocha – O presidente eleito do México, Andres Manuel López Obrador, quer impulsionar a produção de petróleo do país para pelo menos  2,5 milhões de barris por dia. Atualmente a produção mexicana chega a marca de os 1,9 milhão de bpd. Eleito em uma vitória esmagadora no dia 1º de julho Obrador  assumirá em 1º de dezembro e disse estar comprometido com a expansão da produção de petróleo e gás do México, que diminuiu continuamente nos últimos 14 anos devido à falta de investimentos e declínio natural de campos de petróleo. A promessa do novo presidente é buscará  as seis refinarias do país para operar a plena capacidade em dois anos e planeja construir uma nova refinaria em Dos Bocas, no sul do Estado de Tabasco, com um investimento de 8,6 bilhões de dólares ao longo de três anos: ” vamos cumprir nossa promessa de campanha de parar as compras de gasolina no exterior e de baixar os preços dos combustíveis no meio do prazo de seis anos”.

O México importou uma média de cerca de 590 mil barris por dia  de gasolina e outros 232 mil barris de diesel diariamente. Quase  tudo dos Estados Unidos, já que a produção de gasolina nas seis refinarias do país, que pertencem e são operadas pela estatal Pemex, caiu pela metade desde 2013, o primeiro ano do mandato do presidente Enrique Peña Nieto. A meta de produção de petróleo da Pemex este ano é de 1,95 milhão de barris/dia. López Obrador disse também  que seu governo buscará aumentar a produção de eletricidade renovando as usinas hidrelétricas do México.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of