faixa - nao remover

PRESIDENTE PARAGUAIO ANUNCIA MEDIDA PARA INTERROMPER VENDA DE ENERGIA AO BRASIL

O presidente do Paraguai, Federico Franco, anunciou que enviará para apreciação do parlamento paraguaio em dezembro um projeto de lei recomendando a suspensão da venda de energia excedente da usina hidrelétrica Itaipu Binacional para o Brasil. De acordo com Franco, que assumiu a presidência após o impeachment relâmpago sofrido por Fernando Lugo, o assunto é uma questão de soberania nacional.

Suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) desde junho, o país utiliza somente 5% da sua parte de energia de Itaipu, que representa 91% do gasto energético do país. O restante de sua parte vai para o Brasil, que tem aproximadamente 20% da energia do país vinda de Itaipu.

Apesar da grande importância energética de Itaipu para o Brasil, a ameaça de Franco não preocupa o governo. Segundo o diretor-geral brasileira da usina, Jorge Miguel Samek, existem regras que definem claramente as formas de compra de energia da empresa.

O presidente Franco ainda anunciou que o governo paraguaio irá lançar uma campanha de incentivo a investimentos, nacionais e estrangeiros, no país. O objetivo do programa será incrementar a indústria nas regiões de San Pedro e Concepción.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of