PREVISÃO DA ANP INDICA QUE PRODUÇÃO ANUAL DE GÁS AUMENTARÁ EM MAIS DE 5% ATÉ 2019
De acordo com previsão da ANP, a produção anual de gás no Brasil aumentará entre 5% e 6% até 2019, o que, segundo a agência, deverá ser o suficiente para atender à crescente demanda interna. O diretor da ANP, Florival Carvalho (foto), afirmou que as áreas do pré-sal responderão pela maior parte da expansão na oferta. Segundo o diretor, a fixação do bônus mínimo para o leilão deverá ficar, pelo menos, na casa de R$ 10 bilhões.
Para Carvalho, o governo terá que se posicionar para encontrar um equilíbrio na fixação do bônus mínimo, cujo aumento significaria uma diminuição na partilha de óleo e vice-versa. O diretor da ANP lembrou, ainda, que o processo do leilão do pré-sal vem sendo comandado pelo Ministério de Minas e Energia, e não pela agência, e que o edital deverá sair até o fim deste mês.
Pelo valor elevado do bônus de assinatura, a expectativa é de atrair grandes empresas do setor que devem se posicionarem consórcios. Espera-se que a Petrobrás fique com parcela superior ao mínimo de 30%, como indicara recentemente a própria presidente da estatal, Graça Foster.
Deixe seu comentário