PRIMEIRA ESTAÇÃO PARA CAPTURA DE DIÓXIDO DE CARBONO É INAUGURADA NO CANADÁ
Foi lançado em Saskatchewan, no Canadá, pela Agência Internacional de Energia (AIE) a primeira estação com Captura e Armazenagem de Carbono (CCS, na sigla em inglês) em larga escala. É um passo muito importante para um futuro energético com baixa presença de carbono no meio ambiente.
A diretora executiva do IEA, Maria van der Hoeven (foto), afirmou que esse momento representa um ponto de virada no desenvolvimento de tecnologias que permitem a captura de dióxido de carbono da queima de combustível e de processos industriais. O transporte do CO2é feito por navios ou dutos e é armazenado no subsolo.
“CCS é a única tecnologia conhecida que vai nos permitir continuar usando combustíveis fósseis e ao mesmo tempo retirar carbono do setor de energia. Como o consumo de combustíveis fósseis é esperado que continue por muitas décadas, o desenvolvimento da tecnologia CCS é fundamental”.
Outros projetos CCS estão sendo desenvolvidos no momento, em construção ou planejamento. No início de 2015, outra estação deve ser inaugurada em Kemper County, no Mississipi. Além dos Estados Unidos, Arábia Saudita e Austrália estão desenvolvendo seus projetos.
Deixe seu comentário