PRIMEIRA TORRE FLUTUANTE DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO OFFSHORE DO MUNDO É INSTALADA NO PERU
Foi instalada nesta segunda-feira (1), no Peru, a primeira torre flutuante de produção de petróleo e gás offshore do mundo. A unidade, utilizada em campos de águas rasas, com lâmina d’água de até 250 metros, vai explotar petróleo e gás do Campo de Corvina. A plataforma possui capacidade de processar até 12 mil barris de petróleo e comprimir 360 mil m³ de gás natural por dia.
Projetada pela Horton Shallow Water Development (SWD), a CX-15, como foi batizada, também poderá ser ligada ao sistema produtivo da CX-11, uma plataforma convencional, por meio de dutos submarinos para aumentar sua capacidade de produção. O sistema da CX-15 consiste em quatro colunas cilíndricas, que são adernadas no local da exploração e em seguida são preenchidas com água e ancoradas, e então é feita a integração do topside da plataforma.
A SWD classificou a nova plataforma como uma solução rápida e econômica para um início imediato de produção em campos de águas rasas. A CX-15 pode ser interligada a até 24 poços de produção e injeção. A plataforma demorou dois anos para ser construída, e não teve o custo divulgado pela SWD.
Deixe seu comentário