faixa - nao remover

PERNAMBUCO PROMOVE PRIMEIRO LEILÃO DE ENERGIA SOLAR DO ESTADO

Mauricio Tolmasquim, presidente da EPENesta sexta-feira (27), será realizado o primeiro leilão exclusivo para comercialização de energia solar do estado de Pernambuco. A licitação contará com 36 empreendimentos, que somam 1.041 MW de potência instalada, localizados nas regiões do sertão, do Agreste e da Zona da Mata.

No leilão de hoje, o preço máximo a ser pago será de R$ 250/MWh – valor relativamente alto quando comparado aos R$ 124,43/MWh médios obtidos pela fonte eólica durante o último leilão de energia A-3, realizado no dia 18 de novembro.

O alto preço da energia solar é apontado como um dos motivos para a baixa competitividade da fonte no país. O leilão A-3 marcou a estreia da solar em leilões públicos de comercialização de eletricidade. A fonte também participou do leilão de energia A-5, promovido no último dia 16. Nas duas oportunidades, os empreendimentos solares não tiveram êxito. Contudo, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim (foto), acredita que em um cenário de médio prazo a solar terá o seu espaço no mercado brasileiro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of