PRIMEIRO POÇO DE PRODUÇÃO COMEÇA A SER PERFURADO NO CAMPO DE ATLANTA
Por Daniel Fraiha (daniel@petronoticias.com.br) –
A perfuração do primeiro poço de produção no campo de Atlanta, no bloco BS-4, no pós-sal da Bacia de Santos, foi iniciada nos últimos dias. A operação, efetuada pela Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP), é realizada em lâmina d’água de 1.500 metros e deve durar dois meses até que os testes de formação sejam iniciados.
De acordo com o CEO da Barra Energia, Renato Bertani, que faz parte do consórcio detentor do bloco BS-4, será um poço horizontal e deverá gerar informações suficientes para que as empresas decidam qual FPSO deverá ser utilizado na área.
“Já estamos analisando as diversas opções [de FPSOs], mas ainda é muito cedo para definir. Com a finalização deste primeiro poço, podemos começar a buscar no mercado algo mais fundamentado”, disse.
Bertani ressaltou que foram perfurados quatro poços de delimitação na área, o que permitu à empresa ter um conhecimento aprofundado do reservatório. O segundo poço de produção deverá começar a ser perfurado no primeiro trimestre de 2014, mas o executivo preferiu não fazer estimativas sobre o potencial produtivo de cada um.
“Também devemos iniciar o primeiro poço de extensão em Carcará, no BM-S-8, ainda este ano, mas a sonda ainda será alocada para a área”, contou.
O bloco BS-4 é operado pela QGEP, com 30% de participação, em parceria com a Barra Energia (30%) e a OGX (40%), que adquiriu a participação da Petrobrás este ano. O bloco BM-S-8, no pré-sal da Bacia de Santos, é operado pela Petrobrás (66%), em parceria com a Barra Energia (10%), a QGEP (10%) e a Petrogal (14%).
Deixe seu comentário