Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

PRIMEIRO SEMESTRE DESTE ANO APRESENTOU UMA QUEDA ACENTUADA NA PRODUÇÃO DE AÇO NA AMÉRICA LATINA

alejandroO comportamento do mercado do aço na América Latina sofreu muitas pressões: inflacionárias, incertezas políticas e proteção do mercado. Esses foram fatores que determinaram o desempenho da indústria no primeiro semestre de 2022. A produção de aço bruto na América Latina ficou 2,3% abaixo do primeiro semestre de 2021 e 3,1% abaixo do segundo semestre deste mesmo ano. Países como Chile (-14,1%), Peru (-10,1%), Brasil (-2,8%) e México (-1,2%) e Colômbia (-0,6%) apresentaram reduções. Por outro lado, a Argentina registrou aumento de 4,1%. Já a produção de aço laminado ficou 1,4% abaixo do primeiro semestre do ano interior e 0,4% abaixo do segundo semestre deste mesmo ano. As reduções aconteceram no Chile (-19,9%); Brasil (-9,2%); Argentina (-4,5%) e Colômbia (-2,3%). O Peru (+0,3%) registrou estabilidade e o México continua crescendo, tendo obtido 13,6% no primeiro semestre.

No Brasil, a queda na produção de aço laminado e bruto na construção é justificada devido à desaceleração da atividade devido ao aperto daaço lçaminado política monetária, trazendo também impactos na alta dos custos de construção. Em termos de expectativas, espera-se que continue acompanhando o ritmo da inflação. Para a utilização do aço na indústria automotriz, se projeta uma expansão de aproximadamente 4%, no entanto, persistem os problemas de abastecimento com montadores desabastecidos por falta de partes e componentes elétricos.

“O crescimento regional foi possibilitado por preços recordes de commodities, principais produtos de exportação da América Latina e por pressões inflacionárias que levaram os bancos centrais a aumentar as taxas de juros. No entanto, as expectativas do mercado apontam para uma desaceleração econômica em 2023, além dos múltiplos desafios da indústria, sendo a sustentabilidade o maior deles”, explicou o diretor executivo da Associação Latino Americana de Aço (Alacero), Alejandro Wagner.  Com o objetivo de debater esses desafios do setor, como desenvolvimento econômico e defesa comercial e propor possíveis soluções, como sustentabilidade e energias sustentáveis, a Alacero realiza, anualmente, o Congresso Alacero Summit 2022. A edição deste ano acontece em Monterrey, México nos dias 16 e 17 de novembro.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários