PRIMEIRO VANT BRASILEIRO DE GRANDES DIMENSÕES RECEBE EQUIPAMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO CAPAZES DE MONITORAR FRONTEIRAS E AMAZÔNIA
A empresa brasileira Stella Tecnologia dá um salto à frente e apresenta suas aeronaves desenvolvidas e fabricadas 100% no Brasil para monitorar as queimadas na Amazônia e as nossas fronteiras terrestres e marítimas. O avanço tecnológico foi graças a uma parceria com a gigante alemã HENSOLDT, que vai mexer com o mercado. A HENSOLDT, que não fabrica esses aviões, desenvolve radares e câmeras das mais poderosas no mundo. A empresa tem uma posição de liderança na Europa, com alcance em todo mundo, e desenvolve soluções inovadoras e específicas, especialmente com radares, aviônicos e optrônics. Os alemães estão em parceria com a Stella Tecnologia para equipar as aeronaves brasileiras, que agora são capazes de concorrer com os maiores e melhores fabricantes do mundo, com preços extremamente competitivos. Já usando câmeras alemãs moderníssimas embarcadas, a aeronave ganha uma das tecnologias mais avançadas no mundo, com radares e câmeras super sofisticadas, capazes de identificar uma pessoa a mais de 10 km com perfeição, em detalhes, sem que seja percebida.
A nova aeronave não está participando da LAAD, que está sendo realizada no Riocentro, mas está à mostra para convidados especiais e jornalistas especializados no Galpão da empresa, próximo ao Riocentro, na Estrada dos Bandeirantes 3091, cerca de dez minutos de lá. O criador do avião brasileiro, o empresário Gilberto Buffara Filho, explicou que não houve tempo de confirmar a participação na feira de defesa, mas que o avião, já testado e aprovado, precisou fazer alguns ajustes e testes com a nova câmera e o novo radar já acoplados.
“Nós acreditamos que temos o melhor produto em nossas mãos, mesmo comparando aos nossos concorrentes internacionais. Desde o lançamento do avião, com os testes de voo que já fizemos, a aeronave evoluiu muito em tecnologia e está em perfeitas condições de participar de qualquer concorrência”, declarou.
Gilberto também falou sobre a parceria estabelecida com a tradicional empresa alemã fabricante de equipamentos de vigilância de última geração: “A HENSOLDT é uma grande empresa que trabalha com alta tecnologia no setor de defesa, com uma posição de liderança na Europa, com alcance em todo mundo. Desenvolve soluções inovadoras e específicas, especialmente com radares, aviônicos e optrônics, com câmeras de vigilância com visão clara de dia ou a noite. É uma parceria especial para a Stella e para o Brasil”, disse.
Para lembrar, este é o primeiro e ambicioso projeto de construção do primeiro e único Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) brasileiro de grandes dimensões. O avião ficou pronto e fez o seu voo inaugural com sucesso em 2021, depois de cinco anos de desenvolvimento. Ele foi lançado oficialmente no mercado com investimento próprio para fins de monitoramento, segurança, defesa e inteligência. É o maior VANT do hemisfério sul, com 11 metros de envergadura, 500 quilos e é capaz de voar 28 horas ininterruptas.
Gilberto Buffara Júnior diz que esse produto poderá levar o Brasil a se tornar um exportador de tecnologia de vigilância, segurança, civil e militar de múltiplas utilidades. “Seu sistema ótico é de última geração, com câmeras com infravermelho, capazes de gerar e transmitir imagens noturnas. Um produto perfeito para ser usado no monitoramento da Amazônia brasileira, das nossas fronteiras, plataformas de petróleo, oleodutos e gasodutos, linhas de transmissão e em nossa gigantesca faixa oceânica”, concluiu.
Belo trabalho que será conduzido em parceria.
Sucesso!
Essa iniciativa é magnífica pela grandeza que representa para o nosso país. Parabéns pela garra e determinação em criar algo tão importante para o nosso Brasil! Espero que as autoridades vejam o quanto essa tecnologia vai ajudar o nosso país. E dessa forma dê o apoio necessário para o sucesso do projeto.
E pra ontem,desta forma por em prática a vigilância das fronteiras e principalmente Amazônia também.Otima iniciativa que deve ser o mais rápido possível ser posto em prática e não daqui há décadas,de preferência sem cafés pra um outro. .. propina neste projeto que será benéfico pro próprio país.
Meus parabéns pela bela equipe, grande gozo para o Brasil Deus lhes abençoe em seu uso.
Meto fé no Brasil não sabe? O Brasil em tecnologia é um horror, o Brasil só é bom em agricultura e avião executivo