PRINCIPAIS PETROLEIRAS MARCAM PRESENÇA NA FEIRA OTC BRASIL 2023, QUE COMEÇA HOJE NO RIO DE JANEIRO
Começa daqui a pouco um dos principais eventos da indústria de óleo e gás. A Offshore Technology Conference (OTC) 2023 será oficialmente aberta hoje (24), a partir das 9h, no centro de convenções Expomag, no Rio de Janeiro. Com cerca de 160 expositores, a feira terá como lema “Tecnologias para o offshore do Brasil contribuindo para as necessidades energéticas mundiais” e será realizada até a próxima quinta-feira (26). As principais petroleiras que atuam no Brasil marcarão presença na OTC, tanto na feira de exposição quanto na área do congresso.
A começar pela Petrobrás, a companhia irá participar de diversos painéis do congresso. Na abertura do evento, o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da estatal, Carlos Travassos, falará sobre as tecnologias inovadoras desenvolvidas pela Petrobrás, que moldaram a evolução da indústria offshore e contribuíram para a liderança da companhia, que completou 70 anos no início deste mês. No dia seguinte (25), Travassos participará do Petrobrás Executive Dialogue, que abordará os desafios que vêm sendo enfrentados pela indústria de óleo e gás, no sentido de aumentar a eficiência, reduzir a pegada de carbono e os prazos de implementação dos projetos.
A Petrobrás aproveitará a OTC para realizar a entrega do “Prêmio Melhores Fornecedores”, com a participação do Gerente Geral de Riscos e Soluções Digitais de Suprimentos, Maurício Pereira Júnior. Na ocasião, a companhia reconhecerá os fornecedores que se destacaram em 2023 e que atenderam aos seus requisitos de segurança e performance.
E por falar em premiação, a Petrobrás receberá no último dia de OTC o troféu Distinguished Achievement Award Brasil 2023, em reconhecimento ao desenvolvimento de uma tecnologia pioneira voltada à construção e intervenção de poços: a chamada ancoragem de BOP (Blowout Preventer – equipamento de segurança que controla a pressão do poço) associada à análise de riser (coluna de interligação da sonda ao poço) em tempo real.
Enquanto isso, a TotalEnergies aproveitará a feira para apresentar o seu portfólio multienergético e as tecnologias que está desenvolvendo no Brasil e no mundo direcionadas para novas energias e redução de emissões, destacando sua ambição de alcançar, junto com a sociedade, a neutralidade de carbono até 2050 em seus negócios globais.
Durante os três dias de evento, os representantes da TotalEnergies participarão dos principais painéis do Congresso, discutindo oportunidades e perspectivas de exploração no offshore brasileiro, digitalização do setor, projetos disruptivos para redução de emissões e os avanços do setor para que a transição energética aconteça. Além disso, a empresa contará com um estande de 130 metros quadrados no primeiro piso do evento onde promoverá 16 palestras aberta ao público da feira. Entre os temas de destaque estão a joint-venture com a Casa dos Ventos, a visão da TotalEnergies para sistemas elétricos nas operações de óleo e gás, nosso projeto Lapa Sudoeste, lançado em 2023, os desafios do setor de eólica offshore no Brasil, entre outros.
“Participar da OTC Brasil é uma excelente oportunidade de discutir, junto com os principais players do setor, caminhos para uma transição energética sustentável, evidenciando para o mercado o quanto estamos focados em desenvolver tecnologias que viabilizem o aumento da produção e a redução de custos e emissão”, disse o Diretor Geral da TotalEnergies no Brasil, Charles Fernandes. “Anualmente, dedicamos, no mundo todo, cerca de US$ 1 bilhão em Pesquisa & Desenvolvimento e inovação. Só no Brasil, aplicamos mais de R$400 milhões em 80 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil, sendo que quase 50% do total está direcionado para novas energias e redução de emissões”, acrescenta.
Já a ExxonMobil apostará em um levar um espaço imersivo da Mata Atlântica para seu estande na OTC Brasil 2023. A ideia é transportar os visitantes, de forma lúdica, para o Parque Ecológico do Mico-Leão-Dourado, onde a companhia tem um projeto de conservação da espécie com a Associação Mico-Leão-Dourado e o Funbio. O estande contará, ainda, com a nova campanha global da petroleira na redução de emissões, vídeos e painéis do legado centenário da empresa no Brasil e jogos interativos valendo brindes.
Deixe seu comentário