PRISÃO DA ELITE SAUDITA FAZ PETRÓLEO SUBIR SIGNIFICATIVAMENTE. PETROBRÁS ANUNCIA AUMENTO DA GASOLINA E DO DIESEL
A previsão de um mercado do petróleo nervoso nesta segunda-feira ( 6), se confirmou, como antecipou neste domingo o Petronotícias, depois do lançamento de um míssil sobre Riad e a prisão da elite da Arábia Saudita. O barril de petróleo atingiu máximos de quase dois anos hoje depois de Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita, ter constituído um novo comitê de combate à corrupção. Onze príncipes e quatro governantes e dezenas de antigos ministros sauditas foram presos. Esta reformar governamental, levou alguns mercados internacionais a negociar em máximos de Julho de 2015. O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, sobiu 0,74%, para 56,05 dólares. Já no mercado Brent, com sede em Londres, o preço do petróleo valorizou-se para 62,39 dólares.
Aqui no Brasil os reflexos foram imediatos. No início da noite desta segunda-feira(6), A Petrobrás anunciou que o seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) decidiu autorizar nesta segunda-feira(6) aumentos de 2,3%% na gasolina e 1,9% para o diesel, uma vez que, para a gasolina, o limite superior de variação de 7% fixado pela política de preços da companhia para decisões da área técnica foi atingido. O reajuste entra em vigor à zero hora desta terça-feira,(7). O reajuste foi causado principalmente pelo aumento das cotações dos produtos e do petróleo no mercado exterior, influenciado pela geopolítica internacional, assim como pela continuidade da política de contenção da oferta pela Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep). Além disso, verificou-se uma depreciação do valor do real frente ao dólar, explicou a Petrobrás.
A Arábia Saudita é o maior produtor de petróleo do mundo, o maior exportador e tem a maior capacidade de produção em relação a qualquer outro país rico nesta matéria-prima. Depois de três anos de quedas no mercado, o aumento de preços poderá aliviar algum do sufoco econômico no reino. Jason Bordoff, um antigo conselheiro de Barack Obama e o responsável do departamento de Política Energética na Universidade de Columbia, disse que existe uma “urgência de mostrar resultados da reforma econômica. O aumento do preço do petróleo é uma das condições mais importantes para dar um empurrão à economia”. A comissão de combate à corrupção é tão poderosa que tem inclusivamente a possibilidade de prender cidadãos sauditas, emitir proibições de viajar ou apreender bens que sejam considerados resultados de corrupção, reforçando o poder do príncipe herdeiro. Entre os detidos encontra-se o influente príncipe Alwaleed bin Talal, um dos homens mais ricos do mundo e que possui participações em empresas como a Citigroup, Apple, 21st Century Fox ou Twitter.
A proposta da aumento de derivados do petróleo seguindo a cotação de commodities é elogiável para pagamento da dívida da BR mas não funciona no Brasil.A pais não tem os mesmos mecanismos econômicos de países de primeiro mundo. Logo estes aumentos vão se reverter em aumento da inflação. Estas dívidas foram criadas no governo Lula. Não foi no governo Dilma.Apesar do nhenhenhém o pais teve muito emprego e a indústria estava bombando no pais.O incompetente presidente do BNDSE disse recentemente que a desgraça de RJ era a BR. Não, a desgraça de RJ é ter governantes corruptos de longa data.
Isso ai é joguete dos EUA junto com os árabes para aumentar o preço do petróleo, os tais “príncipes” estão em alguma mansão, er, quer dizer, prisão comendo caviar e assim que o caviar acabar eles serão soltos.