PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS SÓ DEVERÁ REALIZADA MESMO NO ANO QUE VEM | Petronotícias




faixa - nao remover

PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS SÓ DEVERÁ REALIZADA MESMO NO ANO QUE VEM

ELETROBRASAo mesmo tempo em que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deu aval à venda da distribuidora da Eletrobrás Amazonas Energia ao consórcio Oliveria/Atem, venda questionada porque poderia provocar concentração de mercado, já que as duas empresas que compõem o consórcio já atuavam no segmento de energia na região, era anunciando que processo que levará a União a deixar o controle da Eletrobrás ficará para 2020. A secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Pereira, disse que o governo está reavaliando o modelo de capitalização da empresa e que não daria tempo de realizar a operação financeira ainda neste ano. Deve ficar mesmo para o ano que vem.  Com isso, o governo não poderá mais contar em seu orçamento os R$ 12 bilhões que esperava receber pela venda.

A principal alteração é que não será preciso prever tantos detalhes como o texto que foi enviado pelo governo Temer. Será  preciso um marco legal permitindo que as usinas que operam no regime de cotas possam gerar energia pelo sistema de produção independente. O projeto deve prever a golden share —ação que dá à União poderes especiais de veto em assuntos considerados estratégicos. Também incluirá o limite de 10% de ações para voto em assembleias. A venda das ações em Bolsa é crucial para a Eletrobrás porque, com o dinheiro que captar no mercado, pagará à União pelo direito de operar 14 usinas hidrelétricas com regras e preços de mercado.

Uma trava de 10% foi definida para impedir que, mesmo adquirindo um grande volume de ações, um único comprador não possa assumir o controle da empresa. O objetivo é que a Eletrobrás tenha capital pulverizado e seu comando seja definido por uma administração profissional. Sempre quando chove menos do que o previsto, o governo aciona as usinas térmicas. Isso gera um aumento na tarifa ao consumidor porque as usinas hidrelétricas não conseguem produzir o volume de energia contratado. Em 2018, essa conta foi de cerca de R$ 20 bilhões. Esse cálculo terá de ser levado em consideração porque as 14 usinas que operam no regime de cotas também foram afetadas.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Isso lembra as golden share’s da Embraer. Alguém advinha o que ocorreu? Brasil já vai a guerra, comprou porta-avião, Com vivas pra Inglaterra .. como redundaria Juca Chaves dizendo, vendeu a Embraer e venderá a Eletrobrás ha, ha!