PROBLEMAS NA LINHAS DE TRANSMISSÃO DE BELO MONTE PROVOCAM APAGÃO DE QUASE MEIA EM ALGUMAS REGIÕES DO PAÍS | Petronotícias




faixa - nao remover

PROBLEMAS NA LINHAS DE TRANSMISSÃO DE BELO MONTE PROVOCAM APAGÃO DE QUASE MEIA EM ALGUMAS REGIÕES DO PAÍS

aqaqaqaaqaDezenas de cidades de várias regiões do país experimentaram um apagão de meia hora hoje (28). Tudo por causa de uma falha na linha de transmissão que distribui energia gerada na região do Xingu para todo o país. O incidente causou uma queda no fornecimento de eletricidade e desligou turbinas da usina de Belo Monte entre a manhã e a tarde desta sexta-feira. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que a falha na linha de transmissão desligou sete unidades geradoras da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Isso equivale a aproximadamente 4.050 megawatts de energia. O blecaute durou cerca de meia hora e a situação já foi normalizada.

A falha começou na linha de transmissão Xingu-Estreito, que liga a energia produzida no Pará a São Paulo. Essa linha de transmissão é administrada pela Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), que não tem relação com a usina de Belo Monte. Essa situação desligou o fornecimento de energia para localidades em  todas as regiões do país, de acordo com o ONS. Foram afetados Estados das Regiões Sudeste/Centro Oeste, Sul, Nordeste e Norte”, diz o texto documento do ONS. Um mecanismo chamado de Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac) de maneira a que a falha na linha de transmissão e em Belo Monte não gerasse um apagão generalizado. O Erac desliga energia equivalente à falha para não sobrecarregar o sistema.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of