PROCESSO DE ABERTURA DO MERCADO DE PETRÓLEO MEXICANO PASSARÁ POR UMA NOVA FASE
O processo de abertura do mercado mexicano de petróleo este próximo de tomar mais um passo importante. Nesta semana uma série de reuniões com investidores locais e estrangeiros será realizada para promover o primeiro leilão de blocos de petróleo do país para empresas do exterior. Ainda haverão encontros em Houston, Nova York e Londres, em até o fim de outubro, com profissionais de bancos de investimento, gestores de fundos e altos executivos de empresas estrangeiras.
A estimativa é que nos próximos quatro anos um investimento total de US$ 8,5 bilhões entre no México, para desenvolvimento de 169 blocos. O mercado mexicano tem muito a ser explorado, tendo ficado nas mãos da estatal PEMEX por quase oito décadas. Poucos meses atrás o congresso aprovou uma reforma que permite a entrada do capital externo na produção de petróleo e gás natural.
Nos últimos dez anos houve uma queda de 1 milhão de barris por dia, saindo de 3,4 milhões para 2,4 milhões. Ainda assim, a opinião pública tem dúvidas quanto ao projeto aprovado pelo governo. Os políticos mexicanos, no entanto, parecem bastante confiantes que este é o melhor caminho a ser adotado, haja visto que a proposta foi aprovada pelo partido governista e oposição.
Deixe seu comentário