PROCURADORIA DO DISTRITO FEDERAL INVESTIGA LULA POR TRÁFICO DE INFLUÊNCIA | Petronotícias




faixa - nao remover

PROCURADORIA DO DISTRITO FEDERAL INVESTIGA LULA POR TRÁFICO DE INFLUÊNCIA

LulaA Procuradoria da República do Distrito Federal (PR-DF) iniciou investigação sobre o envolvimento do ex-presidente Lula em tráfico de influência no BNDES, sob alegações de que existia um favorecimento ao financiamento de obras da Odebrecht no exterior. A investigação preliminar do caso foi convertida em procedimento criminal nesta semana, o que pode implicar em quebras de sigilo e outras medidas cabíveis para a apuração.

Ainda em fase de colhimento de informações, o processo busca analisar se o ex-presidente exerceu influência internacional, junto a agentes políticos estrangeiros, com o objetivo de beneficiar a construtora Odebrecht.

Estão sendo analisadas as viagens feitas por Lula com o ex-diretor de Relações Institucionais da empreiteira, Alexandrino Alencar, para Cuba, República Dominicana e Estados Unidos em 2013. Na época, o ex-presidente compareceu a um evento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre o clima, além de ter se encontrado com o presidente da República Dominicana e discursado em um congresso de trabalhadores da indústria nos EUA.

Acusado de praticar irregularidades em contratos com a Petrobrás, Alexandrino foi preso pela Operação Lava-Jato no último mês, sob determinação do juiz Sérgio Moro. Ele foi citado por três delatores como um operador de pagamento de propinas à empresa no exterior.

Ainda em procedimento preliminar, o prazo da investigação contra o ex-presidente estava perto do fim. Para não arquivá-la, a Procuradoria optou por convertê-la em procedimento investigatório criminal (PIC). Em comunicado, o Instituto Lula contestou a alteração do caso e a manipulação das investigações.

A Odebrecht destacou, em nota, que as relações da empresa com o ex-presidente são condizentes com a sua importância e relevância enquanto ex-governante do Brasil. De acordo com a empresa, ele foi convidado apenas para realizar palestras a empresários, investidores e líderes políticos, defendendo as potencialidades do país e estimulando práticas de inclusão social em outras regiões.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of