PRODUÇÃO BRASILEIRA DE GÁS ATINGE RECORDE HISTÓRICO DE 103,5 MILHÕES DE M³ POR DIA
A produção de gás natural brasileira atingiu um novo recorde histórico em junho deste ano, alcançando uma média de 103,5 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), o que representou um aumento de 3,6% na comparação com maio e de 8,3% em relação ao mesmo mês de 2015, de acordo com o Boletim de Acompanhamento da Industria de Gás Natural, publicado pelo Ministério de Minas e Energia.
O cenário é mais um fator a impulsionar o novo programa político do governo para o segmento de gás natural, com o intuito de fomentar este mercado, com a ampliação do número de agentes, a expansão da malha de gasodutos e a desconcentração do controle da Petrobrás sobre ele.
No mesmo mês de junho, a demanda total pelo gás cresceu 8%, somando 78,3 milhões de m³/dia, enquanto a oferta nacional permaneceu estável e acima de 50 milhões de m³/dia. A grande diferença entre o total produzido e o ofertado é fruto da falta de condições para o aproveitamento total do gás, que muitas vezes acaba reinjetado nos poços ou queimado nas plataformas.
Enquanto isso, o gás importado registrou, também em junho deste ano, um aumento de 12% em comparação com o verificado no mês anterior, refletido tanto na importação de gás boliviano quanto na regaseificação de GNL.
Deixe seu comentário