PRODUÇÃO BRASILEIRA DE PETRÓLEO BATE A CASA DOS 2,8 MILHÕES DE BARRIS POR DIA
A produção total de petróleo e gás natural da Petrobrás, em maio, foi de 2,80 milhões de barris de óleo equivalente por dia, sendo 2,68 milhões de barris produzidos no Brasil e 120 mil barris no exterior. A produção média de petróleo no país foi de 2,18 milhões de barris por dia, volume 3,9% superior ao de abril. O resultado deve-se, principalmente, ao início de produção de mais um projeto, no sul do campo de Lula, na Bacia de Santos, através da plataforma P-66, bem como ao retorno à produção após parada para manutenção das plataformas P-37 (campo de Marlim na Bacia de Campos) e FPSO Cidade de Angra dos Reis (campo de Lula), assim como a entrada de um novo poço produtor no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos.A produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 78,9 milhões de m³/d, 0,5% acima do mês anterior.
Em maio, a produção de petróleo e gás natural operada pela Petrobrás (parcela própria e dos parceiros), na camada pré-sal, foi de 1,57 milhão de barris por dia, volume 5,1% acima do realizado no mês anterior. Esse resultado decorreu, principalmente, do início da produção do projeto Lula Sul, através da P-66, e do retorno à produção após parada para manutenção da plataforma FPSO Cidade de Angra dos Reis.
Na comparação com o mês de maio de 2016, houve um aumento de 37% da produção da camada pré-sal.
A produção de petróleo nos campos do exterior foi de 65 mil barris por dia, volume 1% acima do mês anterior. Esse desempenho resultou, principalmente, da entrada em produção de um novo poço no campo de Saint Malo, nos EUA. A produção de gás natural foi de 9,3 milhões de m³/d, 3% abaixo do volume produzido em abril de 2017. Essa redução foi consequência, principalmente, da menor demanda da produção de gás na Bolívia.
A novo record é fruto dos investimentos realizados no pré-sal. Não fosse a política nefasta do Pullen Parente, a Petrobras teria record também na receita bruta reduzida a níveis de irresponsabilidade pela atual gestão da Petrobras, que diminui6 de U$ 120 bilhões, para os US 87 bilhões registrados no balanço de 2016. Infelizmente, o aumento de produção servirá apenas para aumentar a exportação de petróleo, pois perdemos o mercado interno por favorecimento aos estrangeiros incentivado e facilitado por Pullen Parente e séquito. É uma pena, portanto, comemorarmos os records de produção, produto de investimentos passados, e lamentarmos as perdas do… Read more »