PRODUÇÃO DA 3R PETROLEUM SUBIU 43% EM ABRIL E ATINGIU RECORDE GRAÇAS À RETOMADA DO POLO PAPA-TERRA
Escrevendo novos capítulos em sua escalada operacional, a 3R Petroleum divulgou os dados preliminares de sua produção no mês de abril. O volume referente à companhia no período somou 25 mil barris de óleo equivalente por dia, um aumento de 43% na comparação com o mês anterior. O número representa um novo recorde de produção mensal da petroleira independente. O aumento foi liderado especialmente pela retomada das operações no Polo Papa-Terra, localizado na Bacia de Campos.
A 3R é operadora dos polos Macau, Areia Branca, Fazenda Belém, Rio Ventura, Recôncavo, Peroá e Papa-Terra; e detém participação de 35% no Polo Pescada, este último ainda operado pela Petrobrás. A produção total desses ativos (isto é, levando em conta também os 65% da Petrobrás em Pescada) foi de 34.071 barris de óleo equivalente, alta de 70% em relação a março.
A produção do Cluster Potiguar (que abrange os polos Macau, Pescada, Areia Branca e Fazenda Belém) registrou queda de 4% comparado ao mês anterior. “O desempenho é justificado, principalmente: por atividades de manutenção no Ativo Industrial de Guamaré (localizado no Polo Potiguar), com consequente limitação de escoamento da produção, impactando a produção mensal dos ativos da Bacia Potiguar, entre eles o Polo Macau, e por intervenções operacionais no Polo Macau, relacionadas às plantas de separação óleo-água e sistemas de injeção de água do ativo”, explicou o diretor financeiro da 3R, Rodrigo Pizarro.
Enquanto isso, a produção do Cluster Recôncavo (Polos Rio Ventura e Recôncavo) apresentou alta de 4%, usando a mesma base de comparação. A performance é explicada pela maior produção de gás no mês (+7,3%), enquanto a produção de óleo se manteve estável. Já a produção do Polo Peroá cresceu 12,2% em abril, refletindo o aumento da produção de gás no ativo, alinhado à maior demanda do comprador no âmbito do contrato de take or pay.
Mas o grande destaque mesmo foi o Polo Papa-Terra, onde a produção cresceu cinco vezes. “Esse resultado decorre da retomada da produção no ativo, após paralisação durante período compreendido entre o final de fevereiro e meados de março de 2023. No mês de abril foram realizadas operações de offloading (transferência de óleo estocado para navios aliviadores) no Polo Papa Terra, sendo 376 mil barris de óleo faturados pela subsidiária 3R Offshore”, detalhou Pizarro.
O Polo Papa Terra está operando com produção próxima a 16 mil barris de óleo por dia, através de três poços (PPT-16, PPT-50 e PPT-51). A produção do poço PPT-17 foi interrompida em 23 de abril de 2023, em função de problemas mecânicos no sistema de bombeio. A retomada da produção está prevista para o quarto trimestre. Em paralelo, a equipe trabalha na ampliação da capacidade tancagem da plataforma 3R-3 (FPSO), para então conectar mais um poço (PPT-37) de produção no ativo.
Deixe seu comentário