PRODUÇÃO DA PETROBRÁS CAI 1,4% EM NOVEMBRO, IMPACTADA PELA GREVE, MAS PRÉ-SAL SOBE
A Petrobrás fechou o balanço da produção de novembro com uma queda de 1,4% na produção de petróleo em território nacional, impactada principalmente pelos dias de greve em que uma série de plataformas reduziram o volume de extração. Com isso, a média diária de barris de petróleo produzidos pela empresa ficou em 2,07 milhões, ante 2,1 milhões de barris por dia em outubro.
A extração de gás também foi menor, em 4%, passando de 74,7 milhões m³/dia para 71,7 milhões m³/dia, o que resultou numa média total de 2,52 milhões barris de óleo equivalente por dia (boed), 1,9% menor do que a registrada em outubro (2,57 milhões boed).
Apesar do resultado pior no quadro geral, a atividade no pré-sal gerou números melhores do que no mês de outubro, com um aumento da produção de petróleo e gás de 1,8%, passando de 1,005 milhão boed para 1,023 milhão boed. A produção exclusiva de petróleo operada pela Petrobrás alcançou a média de 820 mil barris por dia (bpd) no período, com crescimento de 1,3% em relação a outubro (809 mil bpd).
Já a produção média de petróleo e gás natural no Brasil e no exterior foi de 2,71 milhões de barris de óleo equivalente por dia em novembro, com uma queda de 1,8% em relação a outubro (2,76 milhões boed), também por conta das paralisações de unidades durante a greve dos petroleiros.
“Apesar dessas interrupções, a companhia confirma a sua meta de produção de 2.125 mil barris por dia de petróleo no Brasil para o ano de 2015”, afirmou a Petrobrás em nota.
A produção da estatal no exterior em novembro ficou em 190 mil boed, 2,4% abaixo dos 194 mil boed do mês anterior. Considerando-se apenas a produção de petróleo, o resultado da Petrobrás fora do país em novembro foi de 96 mil bpd, 3,7% abaixo dos 99 mil bpd do mês de outubro, enquanto produção média de gás natural foi de 16 milhões m³/d, 1% abaixo dos 16,1 milhões m³/d no mês anterior.
De acordo com a empresa, a redução ocorreu, principalmente, devido a operações de limpeza das linhas de produção no campo de Saint Malo e a manutenções realizadas na plataforma dos campos de Lucius e Hadrian South, nos EUA.
Deixe seu comentário