PRODUÇÃO DA PETROBRÁS CAI 2,5% EM JANEIRO
A Petrobrás não tem motivos para comemorar os números de janeiro, quando a produção de petróleo e gás no Brasil caiu 2,5% em relação a dezembro, para 2,368 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Somando-se à produção no exterior, o volume total obtido pela estatal alcançou 2,611 milhões de barris por dia em janeiro, 2,7% a menos do que no mês anterior.
Em relação à produção exclusiva de petróleo, foram 1,965 milhão de barris por dia no Brasil no primeiro mês de 2013, 3,3% a menos do que em dezembro.
A estatal explica que a queda do volume produzido decorreu, principalmente, do encerramento da produção da plataforma semissubmersível SS-11, que operava o Sistema de Produção Antecipada (SPA) no campo de Baúna, no pós-sal da Bacia de Santos, para preparar a entrada em operação do FPSO Cidade de Itajaí, no mesmo local; do término do Teste de Longa Duração na área de Oliva, no pós-sal da Bacia de Campos; de parada programada, para manutenção, da plataforma P-33; e de problemas operacionais na P-53 (Marlim Leste) e no FPSO Capixaba (Parque das Baleias), na Bacia de Campos.
Apesar dos problemas, a empresa informou que a queda foi parcialmente compensada pelo início da operação do FPSO Cidade de São Paulo no projeto-piloto de Sapinhoá, em 5 de janeiro, e pelo crescimento progressivo da produção do FPSO Cidade de Anchieta no campo de Baleia Azul, no pré-sal da Bacia de Campos.
Já a produção de gás natural – sem liquefeito – dos campos da companhia no Brasil se manteve no nível anterior, em 64,090 milhões de metros cúbicos por dia. A produção total de gás, incluída a parte operada pela Petrobrás para seus parceiros, foi de 70.809 mil metros cúbicos por dia.
Melhores resultados no exterior
A estatal não apresentou bons números gerais, mas pôde contar com uma pequena melhora na produção no exterior, onde o volume total extraído foi de 243.436 boed, correspondendo a um crescimento de 0,4% em relação ao mês anterior. Desse total, 149.287 barris diários foram de petróleo, representando um aumento de 2,8% na comparação com o dezembro, devido à retomada total de produção do campo de Akpo, na Nigéria, após parada programada para manutenção da plataforma de produção.
A produção internacional de gás natural chegou a 15.996 mil metros cúbicos/dia, 3,3% abaixo do volume produzido em dezembro de 2012. A queda da produção decorreu do fechamento dos poços nos campos de Aguada de La Arena e El Mangrullo, localizados na Argentina, por causa de fortes chuvas no local e de menor demanda pelo gás boliviano.
Deixe seu comentário