PRODUÇÃO DE GÁS NATURAL ATINGE RECORDE EM AGOSTO
Com aumento de 3,4% em relação a julho, a produção nacional de gás natural fechou o mês de agosto com 90,91 milhões de metros cúbicos médios por dia, atingindo recorde. Segundo a 90º edição do Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural, desenvolvido pela Secretária de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), a média anual é de 84,99 metros cúbicos por dia.
Entre os motivos para o recorde de produção, o boletim destacou o aumento da produção nos campos de gás associado de Lula (RJ) e Sapinhoá (SP). A queima de gás permaneceu quase estável na mesma comparação, com elevação de 1,11%.
O consumo de gás natural também apresentou novo recorde, de 104,82 milhões de metros cúbicos diários, sendo 52,9 milhões importados. Assim, a participação da produção nacional na oferta total ao mercado foi de 49,6%, registrando queda ante os 50,1% registrados no mês anterior, mas acima da média acumulada do ano, de 47,4%.
Influenciou esse resultado o uso do combustível para geração de energia elétrica, que consumiu em média 51,3 milhões de m³/dia. Essa elevação ocorreu em função do maior volume gerado nas UTEs Mário Lago, Baixada Fluminense, Barbosa Lima Sobrinho e Cuiabá, na região Sudeste/Centro-Oeste, e Termoceará e Termopernambuco, na região Nordeste.
Deixe seu comentário