PRODUÇÃO DE ITAIPU BINACIONAL ALCANÇA 87,8 MILHÕES DE MWH E SUPERA A MARCA DO ANO PASSADO
A importância da energia gerada pela usina hidrelétrica de Itaipu é indiscutível, mas os números alcançados pela planta neste ano impressionam. A produção total deve ficar um pouco acima dos 89 milhões de megawatts-hora (MWh) ante 87,8 milhões de MWh em 2014. O montante seria capaz de atender o consumo de eletricidade da cidade de São Paulo durante três anos ou, ainda, o Brasil inteiro por dois meses e uma semana.
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chip (foto), destacou a importância de Itaipu Binacional para o sistema elétrico nacional. De acordo com ele, Itaipu e e as demais hidrelétricas do Sul do Brasil vão assegurar o abastecimento de energia no País em 2016, sem risco de colapso.
“em 2016, não haverá uma condição climática favorável do baixo São Francisco, de Sobradinho até a foz do rio, ao contrário do cenário em Itaipu”, disse Chip. “Vamos transferir o excedente de energia de Itaipu para o Nordeste, pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), e não teremos problema nenhum no abastecimento”, completou.
Em 2015, Itaipu viveu cenários extremos, com períodos em que o reservatório recebeu água abaixo da média seguidos de duas grandes cheias. A primeira cheia, em julho, e a segunda, nos dois últimos meses, geraram um volume de espera no reservatório, permitindo o melhor aproveitamento das águas.
Nas últimas semanas, a usina está com o reservatório cheio, em condições plenas de atender o consumo de energia dos dois países, sócios do empreendimento. A usina vem mantendo o vertedouro aberto, mesmo suprindo toda a energia pedida pelo setor.
Deixe seu comentário