PRODUÇÃO DE ÓLEO E GÁS CHEGA A MAIS DE 3 MILHÕES DE BARRIS DIÁRIOS EM DEZEMBRO E BATE RECORDE
A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou que a produção total de óleo e gás no país bateu um recorde histórico em dezembro, com 3,096 milhões de barris de óleo equivalente (BOE) diários. O recorde anterior pertencia ao mês de outubro do ano passado, com 2,393 milhões de barris de petróleo por dia e 92,7 milhões de metros cúbicos de gás.
As produções separadas de petróleo e gás natural também conquistaram o maior valor da história, com 2,497 milhões de barris de petróleo por dia e 95,1 milhões de metros cúbicos de gás natural. O crescimento em relação a dezembro de 2013 foi de 18,4% para o petróleo e 16,6% para o gás natural. A região do pré-sal ficou responsável por produzir cerca de 667 mil barris de petróleo e 23,6 milhões de metros cúbicos por dia. Os 815,8 mil BOEs diários representam um volume 11,2% maior do que em novembro.
Mais de 4,9 milhões de metros cúbicos de gás foram queimados diariamente em dezembro, 11,9% a mais do que no mesmo mês em 2013. Com isso, o aproveitamento do gás natural ficou em 94,9% no período. A Petrobrás realizou a maioria absoluta da produção brasileira, já que 91,8% de todo o volume produzido vieram de campos operados pela estatal.
A maior concentração da produção brasileira foi em poços offshore, que geraram 93,4% de todo o petróleo e 75,7% do gás natural produzido durante o mês. O campo com o maior volume de produção de petróleo foi o de Roncador, na bacia de Campos, com aproximadamente 331,5 mil barris diários. O campo de Lula, na bacia de Santos, por sua vez, acabou com o título de maior produtor de gás no país, com 10,3 milhões de metros cúbicos por dia.
Boa Notícia. Mas espero um dia ouvir que a geração de empregos na área de óleo e gás foi recorde.