PRODUÇÃO DE ÓLEO E GÁS BRASILEIRA CHEGA PERTO DOS 3 MILHÕES DE BARRIS DIÁRIOS | Petronotícias




faixa - nao remover

PRODUÇÃO DE ÓLEO E GÁS BRASILEIRA CHEGA PERTO DOS 3 MILHÕES DE BARRIS DIÁRIOS

ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e BiocombustíveisO Brasil alcançou, no último mês de outubro, o seu maior volume de produção de gás natural e petróleo já registrado. Foram cerca de 2,98 milhões de barris de óleo equivalente (BOE) por dia, com 2,393 milhões de barris de petróleo por dia e 92,7 milhões de metros cúbicos (m³) diários de gás natural. O último recorde datava do mês de setembro desse ano, em que foram produzidos aproximadamente 2,92 milhões de BOE por dia.

A produção também bateu recordes nas produções isoladas de petróleo e gás natural. Foram 2,358 milhões de barris de petróleo por dia, atingida em setembro, representando uma subida de 1,5% no volume produzido, 15,1% maior do que em outubro de 2013. Já o gás natural superou a produção de 90,9 milhões de m³, registrada em agosto deste ano, apresentando aumento de aproximadamente 1,9% em relação a maior marca anterior, 4,2% maior se comparada ao mês de setembro de 2014. Além disso, o gás natural apresentou elevação em 27,2% de sua produção relacionada a outubro de 2013. O gás natural teve um aproveitamento de cerca de 95,8%, reduzindo a queima de gás a 3,9 milhões de m³ por dia, diminuindo por volta de 1,9% se comparado a setembro desse ano, mas um aumento de aproximadamente 37,2% em relação a outubro de 2013.

A produção foi realizada na sua maioria em campos operados pela Petrobrás, com 90,9% dela de petróleo e gás. A exploração de petróleo e gás se concentrou em campos marítimos, já que 93% do petróleo e 74,6% do gás natural foram produzidos em poços deste tipo. A maior produção de petróleo aconteceu no campo de Roncador, que obteve média de 328 mil barris diários. O gás natural, por sua vez, foi mais explorado pelo campo de Lula, na bacia de Santos, estabelecendo uma média de 8,9 milhões de m³ por dia.

A plataforma de maior volume produzido foi a FPSO Cidade de São Paulo, no campo de Sapinhoá, com 4 poços interligados a ela: foram 132 mil BOEs por dia. Entre os campos de acumulações marginais, o de Bom Lugar, operado pela Alvopetro, foi o que mais produziu petróleo e gás natural, com 38,3 barris de óleo equivalente diários. Já a produção com origem nas bacias maduras terrestres atingiu 171,1 mil BOEs por dia no mês, com 140,3 mil BOEs/dia de petróleo e 4,9 milhões de metros cúbicos por dia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of