PRODUÇÃO DE PETRÓLEO DA LÍBIA CAIU PELA METADE DESDE FEVEREIRO
A produção nacional de petróleo da Líbia caiu para 527 mil barris por dia (bpd), depois de ter chegado a 1,28 milhão de barris diários em fevereiro. Os números foram revelados hoje (9) pela National Oil Corporation (NOC), em um comunicado. A redução ocorreu devido ao fechamento de portos de petróleo no país, afetado por protestos e ataques armados.
O presidente da NOC, Mustafa Sanalla, explicou que o fechamento do campo de petróleo El Feel, em fevereiro, aconteceu devido a protestos e resultou numa perda de 80 mil barris por dia. A produção, contudo, permaneceu em torno de 1,1 milhão barris diários. O baque de fato ocorreu no mês passado, após um ataque armado contra forças leais ao comandante Khalifa Haftar nos portos de exportação de Ras Lanuf e Es Sider, que fechou ambos os terminais.
“Nossa produção hoje é de 527.000 bpd. Amanhã será menos e o dia depois de amanhã será menor. E nós estamos indo mais abaixo“, acrescentou Sanalla. Ras Lanuf e Es Sider permaneceram fechados e os navios-tanque reservados pela NOC na capital Tripoli não puderam carregar.
Deixe seu comentário