PRODUÇÃO DE PETRÓLEO DA PETROBRÁS CRESCEU 2,1% EM OUTUBRO NO BRASIL, MAS PRÉ-SAL TEVE QUEDA
A Petrobrás trouxe más notícias ao mercado sobre os resultados financeiros nos últimos dias, mas conseguiu um bom desempenho operacional, com um aumento de 2,1% na produção de petróleo no Brasil no mês de outubro, em relação a setembro, para uma média de 2,1 milhões de barris por dia, ante 2,06 milhões de barris por dia no mês anterior. Incluindo a produção de gás, o total médio ficou em 2,57 milhões de barris de óleo equivalente por dia, cerca de 1,6% a mais do que em setembro. A produção total, incluindo os campos no exterior, também apresentou um aumento de 1,6% no mês, chegando a 2,76 milhões de barris de óleo equivalente em outubro.
“Este crescimento reflete a conclusão das paradas programadas para manutenção de grandes plataformas, realizadas em setembro”, afirmou a estatal em nota.
A produção de petróleo e gás no pré-sal caiu 2,3%, de 1,028 milhão para 1,005 milhão de barris de óleo equivalente por dia. Se for contada apenas a extração de petróleo da área, também houve queda de 2,3%, passando de 828 mil para 809 mil barris por dia.
A produção total de gás natural no Brasil, excluindo o volume liquefeito, teve ligeira queda, passando de 75 milhões para 74,7 milhões de metros cúbicos por dia. No exterior, a produção de gás natural ficou em 16,1 milhões m³/d, 4,1% acima dos 15,5 milhões m³/d do mês anterior, devido ao desempenho dos novos poços no campo de Rio Neuquén, na Argentina.
O total de óleo e gás extraídos no exterior foi de 194 mil barris de óleo equivalente por dia, 3,4% acima dos 188 mil boed produzidos no mês anterior, sendo que o petróleo respondeu por 99 mil barris por dia, 2,8% acima dos 97 mil barris por dia de setembro. A razão, além do incremento da produção na Argentina, foi a conclusão das operações de limpeza realizadas no gasoduto de exportação do campo de Akpo, localizado na Nigéria.
Deixe seu comentário