PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NA AMÉRICA DO NORTE TERÁ MAIS DESTAQUE NOS PRÓXIMOS ANOS
Segundo análise mais recente da Agência Internacional de Energia (AIE), a expansão da oferta mundial de petróleo dos próximos cinco anos será dominada pela América do Norte. De acordo com o relatório mensal da agência, a produção nos EUA cresce muito mais rápido do que se previa há cinco anos e a região vem tendo papel de destaque no desenvolvimento de tecnologias para explorar reservas antes consideradas inacessíveis.
Ainda segundo a agência, devido aos altos preços sustentados e às operações mais eficientes, os EUA poderão se tornar, até 2020, o maior produtor de petróleo do mundo, ultrapassando, mesmo que momentaneamente, a Arábia Saudita, e a produção média da América do Norte deverá crescer, até 2018, em 3,9 milhões de barris por dia, passando a ser responsável por mais da metade do aumento na produção entre os países que não fazem parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
A AIE também divulgou sua avaliação sobre o mercado de petróleo, que, para a agência, devido à expectativa de que a capacidade de refino ultrapasse a demanda nos países emergentes, está atravessando um choque de oferta positivo .
Deixe seu comentário